Regulamento

CAMPEONATO DE TANGO DE PISTDO 4ºNORDESTETANGOFESTIVAL


 REGULAMENTO


ORGANIZAÇÃO: 

01- A Direção Geral do NORDESTETANGOFESTIVAL (D.G.NTF), organizadora  da 1ª edição do Campeonato de Tango Nordeste, como parte do referido Festival,  vela e assegura o cumprimento das disposições aqui descritas neste regulamento.


CAMPEONATO:

02- O campeonato será realizado nas Milongas do 4ºNordesteTangoFestival.

Poderão participar todas as pessoas maiores de idade,  aficionados, amadores e/ou profissionais.

Não poderão participar do campeonato os professores que ministrarão aulas no 4ºNordesteTangoFestival.


CATEGORIA:

03- A presente edição terá apenas a categoria Tango de Pista.


INSCRIÇÃO:

04- A inscrição para participar do campeonato será definida de acordo com o  acesso ao 4ºNordesteTangoFestival.

*** Pessoas que adquirirem o acesso ao 4ºNTF através da compra do pacote completo, estarão “isentas de pagamento de 

       inscrição  para participarem do campeonato.

*** Aqueles que  adquirirem o acesso ao 4ºNTF através de parcerias, compra de pacotes incompletos, cortesias e/ou que  

       tiverem acesso apenas às Milongas, pagarão uma taxa de R$ 100,00 (cem reais) por casal.

*** Aquele   cujo parceiro de competição tem isenção de pagamento de inscrição mas o mesmo não tem, pagará a                 

       metade do valor de   inscrição, R$ 50,00 (cinquenta reais).  

ETAPAS:

05- A competição se realizará em 3 etapas de definição: Rondas Classificatórias,  Semi-final e Final.


RONDAS: 

06- Cada  Ronda será composta por 3 temas, de diferentes orquestras a serem definidos pelo júri.


 PARÂMETROS DE AVALIAÇÃO:

 7- O Tango de Pista é entendido como uma dança social, onde o mais importante é a improvisação, o abraço e a conexão entre o casal. 

8- Da circulação das rondas:  A categoria Tango de Pista será dançada em voltas e os casais, como na pista, devem se movimentar constantemente no sentido anti-horário, sem voltar atrás. Podem, se o movimento exigir, recuar um ou dois passos, sempre dentro do espaço do casal. O casal deve estar cadastrado e respeitar seu próprio espaço e o dos demais acompanhantes na ronda para não atrapalhar a harmonia em sua circulação. Se um casal permanecer em seu lugar por mais de duas frases, impedindo essa circulação, o júri poderá diminuir sua pontuação. Caso um casal na volta interrompa a dinâmica de circulação da pista, não é permitido ultrapassá-los. Os juízes irão considerar se esta rodada deve dançar mais um tango para resolver o problema. 

9- O casal, uma vez formado, não poderá se separar enquanto durar a música. Para que a posição seja considerada correta, o corpo de um dos membros do casal deve estar contido, o tempo todo, pelo abraço do outro, entendendo que em certas figuras este pode ser elástico. Todos os movimentos e figuras devem ser realizados dentro do espaço que permite o abraço entre os membros do casal, para não prejudicar os casais ao redor.  Será possível executar todas as figuras que são de uso popular no "tango social", incluindo varridas,  enrosques, lápis, ganchos, boleos, etc., bem como o uso de ornamentos , sempre em seu próprio espaço e sem invadir ou perturbar o espaço dos casais ao seu redor. 

Saltos, figuras que perdem o contato dos dois pés com o chão e outras possibilidades coreográficas típicas do Tango de Palco estão totalmente excluídas. 

10- O Júri terá em conta, como ponto fundamental, a interpretação pessoal de cada casal nos diferentes estilos.

A musicalidade, elegância no caminhar, circulação na pista e acima de tudo a conexão do casal (abraço) e a busca de sua própria personalidade, mudando a dinâmica e velocidade em relação ao tango que está sendo tocado, respeitando sua interpretação. 

Vestuário: 

11- O vestuário não será considerado parâmetro de avaliação, mas recomenda-se assistir às apresentações com boa presença. Lembre-se na hora de escolher sua roupa e penteado e maquiagem que, o Tango de Pista é uma dança social e não uma dança de palco. 

12- Nas etapas de rondas classificatórias, o júri  será formado por 3 integrantes e nas etapas de semifinal e final o júri será formado por 5 integrantes.

13- Na etapa final o júri deverá escolher um vencedor (campeão),  2º e 3º lugar.


SELEÇÃO: 

14- Em cada instância das três etapas (eliminatória, semifinal e final) a ordem meritória dos resultados finais decorrerá da média obtida com o acúmulo de pontos concedidos. Cada  júri deverá estabelecer entre um (1) e dez (10) pontos, podendo o júri utilizar casas decimais na pontuação. 

Da pontuação obtida, será obtida uma média resultante da divisão do total pelo número de membros do júri que votaram. 

15- Em caso de empate ou por determinação do Júri, os competidores dançarão as músicas que forem necessárias para que faça uma deliberação final, sem que os participantes possam se recusar a fazer as apresentações.

Todos os participantes que forem selecionados nas Fases de qualificação para as fases Semifinal e Final deverão comparecer na data e hora em que forem convocados para a sua apresentação. Quem não comparecer no horário agendado ou definido pela organização não poderá continuar no CAMPEONATO. 

16- Todos os participantes do CAMPEONATO aceitam participar nos diversos atos e eventos organizados pela organização do campeonato a ele referentes, desde que convocados para o efeito, e que podem incluir, sem limitação, conferências de imprensa, reportagens, entrevistas em rádios e televisão aberta ou a cabo, etc.


PREMIAÇÃO:

17- A dupla vencedora ganhará o pacote completo para participar da Preliminar do Campeonato Mundial de Tango em São Paulo, evento oficial do governo argentino.,  que acontecerá de 22 a 25 de junho de 2023.

As duplas que se classificarem em 2º e 3º lugar receberão um troféu de participação.


18- A D.G.NTF reserva-se o direito de registrar todas as instâncias do CAMPEONATO, através de qualquer tipo de suporte conhecido, incluindo, sem limitação, filmagem, gravação, fotografia, digitalização, por si ou através de terceiros autorizados para o efeito, a fim de para promovê-lo e divulgá-lo. Os registos assim obtidos são propriedade exclusiva da D.G.NTF.  A mera inscrição no CAMPEONATO inclui a autorização expressa e irrevogável pelos inscritos, da utilização dos registos efetuados, sem que isso implique qualquer tipo de pagamento, por qualquer motivo que seja reclamado pela D.G.NTF a favor de qualquer pessoa ou organização que reivindica autoridade sobre os direitos que podem ser invocados. Esta cláusula também inclui, sem limitação, o material fotográfico que seja publicado e/ou que esteja disponível para promoção, publicidade ou qualquer outro destino que seja decidido.

19- A D.G.NTF resolverá devidamente quaisquer inconvenientes não contemplados neste regulamento, bem como emitirá todas as normas explicativas ou interpretativas do mesmo, se o entender necessário.

20- A D.G.NTF fica habilitada a eliminar do CAMPEONATO os participantes que: a) não cumpram o regulamento; b) incorram em qualquer infração que atente contra a ética, ou ato impróprio que tenda a manchar a imagem do CAMPEONATO, ou causar desagrado ao público. 

***A mera inscrição neste CAMPEONATO pressupõe que cada participante, pelo simples fato de se inscrever, conhece e aceita todos os termos do presente regulamento.

A Direção.



*** EM BREVE, REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE TANGO CENÁRIO ***